domingo, 10 de maio de 2009

Será Jácome, de Estranhões e Bizarrocos, na Ler Devagar?

Ao visitar a Ler Devagar na LX Factory deparei-me com Pietro, um italiano muito simpático que constrói invenções fabulosas que dão vida à sua reforma e agora a este espaço. Cada objecto respira, incontestavelmente. O modo como as diversas peças, motores, relógios, caixas de música, pianos, roldanas, tubos e frascos de aftershave interagem uns com os outros, tornam cada invenção um ser vivo, cheio de histórias e simbologias. Quando o inventor fala destes seus seres os olhos brilham e as palavras adoçam as descrições que fazem. Senti como se Pietro tivesse saltado do conto de José Eduardo Agualusa: Estranhões Bizarrocos e outros seres sem exemplo. Parece que estamos perante Jácome o inventor de coisas impossíveis. Enviei o conto a Pietro e ele respondeu-me da seguinte maneira: "O conto é absolutamente fantástico, e eu fiquei cheio de orgulho em ter sido comparado ao Jácome. Penso que associar as minhas invenções a um nome tão conhecido como o escritor José Eduardo Agualusa seja uma honra demasiado grande para mim, todavia envio duas fotos dos meus objectos."

As fotografias não permitem que ouçamos a sua respiração. Leiam ou releiam o conto de Agualusa e vão vê-las. Confirmem lá se não é ele... o Jácome.

Ana Mourato
Post cedido por Ouvir o Falar das Letras.

Sem comentários: